ARTE E LITERATURA EM DUQUE DE CAXIAS/RJ

AÇÕES DE RESISTÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DIREITOS HUMANOS

Authors

  • Renata de Almeida Oliveira UNIGRANRIO

Keywords:

FESTA LITERÁRIA, LITERATURA, ARTE, CULTURA, DIREITOS HUMANOS

Abstract

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise acerca de políticas para Arte e Literatura no município de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, que podem ocorrer através de ações do governo municipal, mas não necessariamente. O foco desta análise será a Festa Literária de Duque de Caxias que aconteceu entre os anos de 2013 e 2016 no âmbito da Festa de Santo Antônio, uma das mais tradicionais festas populares da cidade, onde é homenageado o seu santo Padroeiro. O foco central são os agenciamentos sociais, econômicos e políticos que envolvem a realização anual da Festa de Santo Antônio, na cidade em questão. A Festa Literária acontecia prioritariamente pela manhã e à tarde e acontecia uma programação própria e extensa, com apresentações culturais, lançamentos de livros entre outros, proporcionando acesso ao livro, leitura e ações culturais para a população, que, muitas vezes, não estavam participando da comemoração em si, mas que se interessavam em participar de alguma atividade, sendo um aspecto substancial não apenas para a cultura local, mas também para os Direitos Humanos, sobretudo considerando os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da UNESCO. Para a realização desta pesquisa, foi feito trabalho de campo entre os anos de 2013 e 2016, além de entrevistas com agentes culturais, devotos, organizadores da festa e agentes do poder público. No entanto, destaco que para este trabalho especificamente, o principal narrador foi o professor Antônio Carlos Oliveira, historiador, que foi Diretor da Biblioteca Leonel de Moura Brizola, obra de Oscar Niemeyer, localizada na Praça do Pacificador, uma das principais praças da cidade, e que foi o idealizador da Festa Literária, trazendo além de informações sobre sua concepção, também questões sociais importantes que devem ser colocadas em evidência objetivando a valorização não apenas da Festa de Santo Antônio que é uma das principais da cidade, mas também, das culturas e de seus agentes culturais. É substancial destacar a proposta de uma Festa acontecendo dentro de outra Festa, se fundindo, como uma forma de atrair olhares justamente objetivando sua valorização. Apesar dos aspectos positivos brevemente citados aqui, a Festa Literária não teve continuidade, sobretudo em virtude da mudança de governo. Uma das conclusões deste trabalho, justamente se refere à tradição de descontinuidade de ações de governos anteriores, que refletem uma política do atraso e abandono, fazendo com que alguns agentes culturais locais acabem por se esforçarem repetidamente para que a cultura da cidade possa girar. Quando se trata de política pública, troca de governos, infelizmente lidamos com tentativas de apagamentos de memórias de realizações bem-sucedidas de governos anteriores, como foi o caso da Festa Literária.

Author Biography

Renata de Almeida Oliveira, UNIGRANRIO

Renata Oliveira possui Mestrado (2013) e Doutorado em Memória Social (2017) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui também Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (2022) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É graduada em História (2009) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2023). É Pós-Doutora em Cultura e Territorialidades (2021) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutora em Políticas Sociais (2022) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).É pós-graduada em Produção Cultural (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), possui MBA Executivo em Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda pela UNYLEYA. Na área da Educação, possui Pós-graduação em Psicopedagogia (2023) pela UNYLEYA e Pós-Graduação em Psicomotricidade (2024) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é Professora Auxiliar no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF) nos cursos de Pedagogia e Geografia e Professora Substituta do Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Produção Cultural.É coordenadora do grupo de pesquisa LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM CULTURA, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E ARTE (LABCEMA), no âmbito com Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Suas principais áreas de atuação são História do Brasil, Educação, Ensino de História, Antropologia, Antropologia das religiões, Turismo, Comemorações, Festas de Santos e Santas, Produção Cultural e Comunicação.Durante o Mestrado em Memória Social foi bolsista REUNI, atuando em turmas de graduação e coorientação de bolsistas PIBIC/CNPq, sendo orientada pela Profa Dra Regina Abreu. No doutorado foi bolsista CAPES. Atuou como pesquisadora e Produtora Executiva no Projeto FAPERJ "Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro" desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS/UNIRIO em parceria com o IBRAM com apoio da FAPERJ e no projeto Museus do Rio, onde foi realizada pesquisa de museus na capital do Estado do Rio de Janeiro e atualização do site www.museusdorio.com.br. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora de Teatros e da Companhia Municipal de Dança em Duque de Caxias. Atuou como Consultora (2013) do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como Pesquisado e Relatora na ONG Viva Rio (2014), Gerente de Comunicação Interna (2015-2017) e Supervisora de Projetos até 2018. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de "Produção Cultural" (2018); Tutora Voluntária do Curso de Pedagogia EAD na UNIRIO (CEDERJ) na disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II" e atuação como professora de cursos livres EAD e na Produção de Conteúdo sobretudo nas áreas de Produção de Eventos da Universidade Estácio de Sá. Atuou entre 2018 e 2023 como Diretora de Gestão de Projetos na A Dona da Casa Produções Artísticas LTDA. Atuou na área de Elaboração de Projetos e Licitações na OS Inova Rio (2019 temporário) e também na área de Gestão de Projetos, sendo responsável por relatoria e monitoramento no Instituto UEVOM (2022-2023).

Published

2024-10-02

Issue

Section

SIMPÓSIO On39 - DIREITOS HUMANOS ENTRELAÇANDO ARTE, LITERATURA E POLÍTICAS PÚBLI