REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E DIREITO À PROPRIEDADE

UMA ANÁLISE SOCIOJURÍDICA DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS EM VASSOURAS, RJ, BRASIL

Authors

  • Gabriel Rezende Faculdade de Miguel Pereira
  • Rodrigo de Freitas Ganhadeiro Faculdade de Miguel Pereira

Keywords:

ASSENTAMENTOS URBANOS NÃO FORMALIZADOS, POLÍTICA URBANA, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, POLÍTICAS PÚBLICAS

Abstract

A Regularização Fundiária Urbana (REURB) é um processo que envolve ações jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas a integrar assentamentos urbanos informais ao planejamento territorial oficial e conceder títulos de propriedade aos seus ocupantes. O objetivo é transformar áreas informais em partes reconhecidas da economia formal, movimentando milhões de ativos. A criação da Lei nº 13.465/2017 reflete a resposta a um histórico de negligência estatal no gerenciamento do uso do solo, o que levou ao aumento de ocupações irregulares e desordenadas. Tradicionalmente, o Banco Nacional da Habitação tentou abordar a questão habitacional através da construção de habitações por cooperativas, muitas vezes sem cumprir as normas técnicas e legais necessárias, resultando em muitos conjuntos habitacionais irregulares. Em Vassouras, estado do Rio de Janeiro, Brasil, a administração municipal adotou a REURB conforme estabelecido na Lei nº 13.465/2017 para regularizar essas moradias, aplicando os princípios da lei não apenas para conter a especulação imobiliária, mas também para promover a integração urbana. Este artigo examina o uso da REURB em Vassouras como uma estratégia para legalizar conjuntos habitacionais, considerando as políticas urbanas e o impacto no direito à propriedade e como forma de política pública. A metodologia é a pesquisa qualitativa de cunho descritiva, através da análise de arquivos históricos, documentos cartorários e da utilização da legislação pertinente. Posteriormente pretende-se realizar as entrevistas com os moradores/proprietários para compreender a dimensão da REURB como política de habitação, ofertando dignidade aos usuários.

Author Biographies

Gabriel Rezende, Faculdade de Miguel Pereira

Doutorando em Ciências Sociais, ênfase em Ciência Política, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Sociologia Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), bem como é Bacharel em Relações Internacionais pelo Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Cândido Mendes (UCAM). É Membro Titular da Academia de Letras de Vassouras (RJ), onde ocupa a cadeira nº. 26, cujo patrono é Machado Sobrinho. Atua nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais, Sociologia Política, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Economia Política, e Metodologia Científica. É Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD/PUC-Rio), cadastrado no CNPq, nas linhas de pesquisa: Democracia, Eleições e Instituições Políticas; Ideias, Intelectuais e Teoria Política. Professor Assistente da Faculdade de Miguel Pereira (FAMIPE/ FUSVE). 

Rodrigo de Freitas Ganhadeiro , Faculdade de Miguel Pereira

Formado em Direito em 2004 pelo Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), em 2008 e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras, 2019. Professor do curso de Pós Graduação Latu Sensu em Gestão e Direito Imobiliário, realizado pelo CBEPJUR. Professor da Faculdade de Direito de Miguel Pereira/RJ (FAMIPE).

Published

2024-10-02

Issue

Section

SIMPÓSIO On94 - DIREITOS HUMANOS E CONFLITOS SOCIOESPACIAIS URBANOS