SOBERANIA E (CRIPTO)REALIDADES NA ERA DIGITAL

OS DESAFIOS AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA REGULAÇÃO DA SOCIEDADE ALGORÍTMICA

Authors

  • Jamile Gonçalves Calissi Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0000-0002-8025-7863
  • Renato Zanolla Montefusco Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Keywords:

(Cripto)realidade, Colonialismo digital, Revolução Tecnológica, Globalização e Glocalização, Direitos Fundamentais

Abstract

Pretende-se o estudo e análise da influência da (cripto)realidade, associada aos processos de globalização e glocalização, sobre as soberanias nacionais. A tradicional “soberania nacional” vem sendo desafiada pelo modelo comunitário internacional, exigindo uma adaptação do direito às dinâmicas de integração internacional e às demandas da globalização e do desenvolvimento das novas realidades virtuais. A partir dessa premissa, pretende-se a reflexão sobre as (cripto)realidades emergentes em um labirinto tecnocientífico, fruto das novas tecnologias e inovações disruptivas. O estudo visa analisar o surgimento de relações “cripto” e a transição do homem analógico para realidades ampliadas pela era digital e o impacto no tradicional modelo de mundo capitaneado pela soberania. Tem-se, assim, por objetivos específicos, o estudo da interação entre a (cripto)realidade e a soberania nacional no contexto da globalização e glocalização; a reflexão sobre as implicações das tecnologias emergentes e inovações disruptivas no conceito de soberania; a análise do impacto da transição digital na redefinição das relações de poder e controle tradicionalmente associadas à soberania. A pesquisa justifica-se pela relevância em explorar como a soberania nacional, um conceito tradicional, está sendo desafiada pelas dinâmicas de integração internacional e pelo desenvolvimento de novas realidades virtuais, exigindo uma adaptação jurídica significativa. Através de uma metodologia hipotético-dedutiva, partindo da indagação sobre o potencial das novas tecnologias para redefinir a compreensão atual de soberania, apresenta-se as hipóteses iniciais das novas tecnologias, impulsionadas pela ciência, como fatores de alterações significativas na compreensão atual sobre soberania, ao lançar a sociedade em direção a fronteiras inexploradas e ainda não regulamentadas pelos Estados-nações. Como resultados, embora a pesquisa esteja em andamento, indica-se que fenômenos tecnológicos como o feudalismo digital e o colonialismo de dados têm implicações profundas para a sociedade, democracia e direitos fundamentais, sugerindo uma reconfiguração do conceito de soberania.

Author Biographies

Jamile Gonçalves Calissi, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutorado e Mestrado (Bolsista Integral CAPES) em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Bauru (CEUB-ITE). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Direito pelas Faculdades Integradas de Jaú - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab. Professora de Educação Superior, Nível IV - Grau A, do quadro de pessoal da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba. Professora Titular no Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Uniara - Universidade de Araraquara (UNIARA). Professora das Faculdades Integradas de Jaú - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab. Coordenadora do grupo de Pesquisa em Direito Constitucional Contemporâneo, Constitucionalismo Econômico Global e Globalização da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Jurídica da Uniara: Diálogo e Integraçoes (LPJUDI). Pós-Doutorado (em andamento) na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP). Pesquisadora bolsista FUNADESP. Pesquisadora bolsista Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade do Estado de Minas Gerais (edital n. 08/2021, e edital n. 10/2022). jamile.calissi@uemg.br; jgcalissi@uniara.edu.br.

Renato Zanolla Montefusco, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos – PPGCTS-UFSCar. Mestrado em Direito com ênfase em Teoria do Direito e do Estado pela UNIVEM – Centro Universitário Eurípedes de Marília. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela UEL – Universidade Estadual de Londrina/PR. Professor das Faculdades Integradas de Jaú - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab. Professor de Educação Superior, Nível IV - Grau A, do quadro de pessoal da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba. Coordenador do Grupo de Pesquisa NEDEEC – Núcleo de Estudos de Direito Empresarial e Economia Circular da Universidade do Estado de Minas Gerais renato.montefusco@uemg.br.

Published

2024-10-02

Issue

Section

SIMPÓSIO On54 - O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENT