MORTE, FALSO SELF E A SÍNDROME DO BOM MENINO

UMA ANÁLISE QUEER SOBRE A VIDA A PARTIR DA OBRA DE ANA CLAUDIA QUINTANA ARANTES

Autores

  • Tiago Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

LGBTQIAPN , FALSO SELF, AUTENTICIDADE, DIRIETOS HUMANOS, INCLUSÃO

Resumo

A pesquisa aborda a complexa realidade das pessoas queer em uma sociedade “cisheteronormativa”, utilizando como base reflexiva o livro "A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver" de Ana Claudia Quintana Arantes, tendo como foco a análise das dificuldades enfrentadas por pessoas queer, especialmente no que tange à formação do "Falso Self" e à chamada "Síndrome do Bom Menino", explorando como essas questões impactam a vivência autêntica e a qualidade de vida. A relevância do tema se justifica pela necessidade de compreender e dar visibilidade às vivências das pessoas queer, que frequentemente enfrentam discriminação e marginalização. A análise busca contribuir para uma sociedade mais inclusiva e consciente das dificuldades enfrentadas por essa população, sobretudo as famílias de pessoas que se identificam como LGBTQIAPN+, pois foi constatado que é nas fases de iniciais ou de formação em que as principais e marcantes violências ocorrem. A obra de Quintana Arantes é utilizada para refletir sobre a importância de viver uma vida autêntica. Arantes argumenta que a proximidade da morte intensifica a percepção do que realmente importa, destacando a necessidade de viver de acordo com o verdadeiro self. Essa pesquisa correlaciona essa visão com a experiência queer, onde a luta por aceitação muitas vezes leva a uma vida de conformidade forçada, mascarando a verdadeira identidade. Nesse sentido, os objetivos principais são investigar a formação do Falso Self em indivíduos queer, entender como a Síndrome do Bom Menino se manifesta nessas pessoas e refletir sobre a importância de uma vida autêntica à luz dos ensinamentos de Arantes sobre a morte. A metodologia empregada é qualitativa e interpretativa, utilizando a obra de Arantes como um ponto de partida para discutir conceitos psicológicos e sociais relevantes para a comunidade queer. Está pesquisa baseou-se na análise de discursos, experiências e relatos presentes na literatura e na observação crítica da realidade social. Em suma, concluiu-se destacando a importância de ser protagonista da própria vida, vivendo com autenticidade e resistindo à pressão de conformidade. A análise ressalta que, embora a morte seja uma experiência solitária e inevitável, a vida deve ser vivida plenamente e com sinceridade. A obra de Arantes inspira a valorização da vida e a busca pela verdadeira essência de cada indivíduo, especialmente no contexto da realidade queer. Portanto, essa pesquisa oferece uma análise profunda e sensível das dificuldades enfrentadas pelas pessoas queer, enfatizando a importância de viver uma vida autêntica e significativa. 

Biografia do Autor

Tiago Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

International student at the Faculty of Law at the University of Coimbra (2023/2024), with a study plan focused on European Union Law and Public International Law. Law student at the State University of Bahia (UNEB) with extensive experience in various activities, including event organization and assistance with administrative and organizational tasks. Founding member and Director of Education and Extension of the Academic League of Public International Law - LADIP UNEB. Researcher in Critical Criminology through the AFIRMATIVA Program - UNEB. Member of the Study Group Introduction to the Study of Democracy (NPJ/UNEB). Member of the Research and Study Group "Constituir: Constitution and Politics" (UNEB). Member of the Criminology Research Group (UEFS/UNEB).

PT-BR
Estudante internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com plano de estudos em Direito da União Europeia e Direito Internacional Público. Acadêmico de Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com extensa experiência em diversas atividades, incluindo organização de eventos e auxílio em tarefas administrativas e organizacionais. Membro fundador e Diretor de Ensino e Extensão da Liga Acadêmica de Direito Internacional Público - LADIP UNEB. Pesquisador em Criminologia Crítica pelo Programa AFIRMATIVA - UNEB. Membro do Grupo de Estudos Introdução ao Estudo da Democracia (NPJ/UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Constituir: Constituição e Política (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia (UEFS/UNEB).

Publicado

02.10.2024

Edição

Seção

SIMPÓSIO On39 - DIREITOS HUMANOS ENTRELAÇANDO ARTE, LITERATURA E POLÍTICAS PÚBLI