DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER A PARTIR DO ESPETÁCULO DE DANÇA “NOVE FORMAS DE MATAR UM CISNE”
Palavras-chave:
Dança Contemporânea, Processo Criativo, Violência de GêneroResumo
Em 2023, orientei uma pesquisa de criação coreográfica para elaboração de um espetáculo para trabalho de conclusão do curso Bacharelado em Dança, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvido por quatro estudantes. O espetáculo foi elaborado a partir de questões relacionadas à violência contra a mulher que, conforme o processo de pesquisa e criação foi sendo desenvolvido, culminou em cenas que retratavam nove formas de violência. A metodologia da pesquisa é a chamada Practice Based Research, voltada para a criação artística, e o resultado é um espetáculo de dança que teve sua temporada de estreia de 22 a 24/11/2023, no Departamento de Artes Corporais da Unicamp. Na apresentação serão mostradas imagens e trechos de vídeos, e no trabalho completo essas imagens fomentarão uma reflexão e crítica sobre criação em arte e direitos das mulheres. Do ponto de vista da estética, o espetáculo partiu da dramaturgia do ballet de repertório “O Lago dos Cisnes”, elegendo três dos personagens principais - Cisne Branco, Cisne Negro e Feiticeiro - para uma criação em dança contemporânea. O Príncipe foi desconsiderado. Este trabalho, portanto, é um relato de experiência como docente da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Dança, da Universidade Estadual de Campinas, entrelaçando temas contemporâneos na política com uma revisitação desses mesmos temas em relação à época e contexto da criação do ballet “O Lago dos Cisnes” por Vladimir Begitchev é Vasily Geltzer entre 1876 e 1877 (estreia em 20/02/1877 no Teatro Bolshoi, em Moscou), e posteriormente por Marius Petipa (apresentação à Corte Imperial no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, em 15/01/1895).